Escolas do RN são premiadas por iniciativas de educação socioambiental e ganharão usinas solares

Três escolas públicas de Natal, Mossoró e Macaíba foram reconhecidas nesta quarta-feira (5), em Brasília, por desenvolverem projetos que fortalecem a relação entre educação, natureza e enfrentamento da crise climática durante a cerimônia de premiação do edital #EntreNoClima. A iniciativa foi organizada pela UNICEF em parceria com a Neoenergia e apoio do Instituto Alana. As instituições premiadas foram a Escola Estadual 30 de Setembro (Mossoró) Escola Municipal Professor Bartolomeu Fagundes (Macaíba), e a Escola Estadual Professor Severino Bezerra de Melo (Natal).
Como parte da premiação, as três escolas vão ganhar sistemas de energia solar fotovoltaica doados pela Neoenergia, ampliando as oportunidades para o desenvolvimento de práticas educativas voltadas à sustentabilidade, à eficiência energética e à ação climática. A iniciativa busca não apenas fortalecer a infraestrutura escolar, mas também incentivar o uso pedagógico da tecnologia como ferramenta de aprendizagem e conscientização ambiental para bebês, crianças e adolescentes.
“Acreditamos que transformar a realidade passa pela educação. Ao levar energia solar para essas escolas, queremos contribuir para ambientes de aprendizagem mais sustentáveis e inspiradores, onde crianças e adolescentes possam vivenciar, na prática, conceitos como eficiência energética, preservação ambiental e enfrentamento das mudanças climáticas”, afirma Solange Ribeiro, vice-presidente da Neoenergia.
“Essa ação reforça o compromisso da Neoenergia com a formação das novas gerações e com a construção de um futuro mais sustentável para todos”, completou.
As iniciativas foram selecionadas entre projetos desenvolvidos por escolas públicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dos territórios participantes do projeto Educação Baseada na Natureza, uma iniciativa do UNICEF, implementada pelo Instituto Alana e realizada em parceria estratégica com a Neoenergia, por meio do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.
“Vivemos um momento em que os impactos das mudanças climáticas já fazem parte do cotidiano de bebês, crianças e adolescentes. Reconhecer e valorizar experiências que aproximam estudantes da natureza e promovem aprendizagens conectadas aos desafios ambientais é fundamental para fortalecer uma educação transformadora, inclusiva e voltada para o futuro”, afirma Monica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
Sobre o projeto
Entre os dias 20 de março e 6 de maio de 2026, o edital recebeu 169 inscrições de escolas públicas do Distrito Federal, Salvador (BA), Recife (PE) e Rio Grande do Norte. Após o processo de validação e avaliação técnica, 149 iniciativas foram consideradas elegíveis. Ao todo, 12 práticas foram premiadas por sua qualidade pedagógica, potencial inspirador, conexão com os territórios e contribuição para o fortalecimento da Educação Baseada na Natureza.
O projeto #Entre no clima: Educação Baseada na Natureza tem como objetivo formar gestores, coordenadores pedagógicos e professores para ampliar o repertório da comunidade escolar e fortalecer práticas pedagógicas voltadas para temas como mudanças climáticas, eficiência energética, gestão sustentável de resíduos e água.
A iniciativa contempla o desenvolvimento de materiais pedagógicos para crianças e adolescentes, além de cursos e trilhas formativas destinados a educadores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Toda a produção foi construída a partir de escutas realizadas nos territórios participantes.
Projetos premiados
As práticas reconhecidas no edital evidenciam que é possível transformar o cotidiano escolar por meio de experiências pedagógicas que integram natureza, território, ensino e aprendizagem, fortalecendo vínculos, ampliando repertórios e promovendo a escuta e o protagonismo de crianças e adolescentes.
No Rio Grande do Norte, as iniciativas vencedoras destacaram a valorização da biodiversidade local, o cuidado com os recursos naturais e a mobilização da comunidade escolar para enfrentar desafios socioambientais presentes nos territórios. Foram premiados os projetos Pomar Escolar e Espaço de Plantas Nativas no CAIC – Abolição IV, Mapa do Lixo – Rua da Palha e Solo Forte, Mãe Segura.
Neoenergia Cosern
