II Jornada da Rede de Cuidados do RN reúne autoridades e destaca papel do PTS na transformação do cuidado à pessoa com deficiência
A construção de um cuidado mais humano, integral e centrado na pessoa com deficiência norteou os debates da II Jornada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do RN, realizada entre os dias 4 e 6 de junho no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba.
Com o tema “Transformação do Cuidado: o PTS como um caminho”, o evento, promovido pelo Instituto Santos Dumont (ISD) em parceria com Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do RN, reuniu profissionais de saúde, gestores públicos, pesquisadores e usuários do sistema para refletir sobre os desafios e as potencialidades do Plano Terapêutico Singular (PTS) como ferramenta de reabilitação no SUS.
Com uma programação diversa e participativa, a Jornada contou com a presença de representantes de três ministérios, do legislativo em âmbito estadual e federal, das secretarias estadual e municipais de saúde, dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e associações de pessoas com deficiência. Essa pluralidade garantiu maior diálogo entre diferentes esferas do poder público e da sociedade civil.
Dentre as autoridades, estiveram presentes Arthur Medeiros, coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde; Jaqueline Silva, gerente de projetos da Secretaria Executiva do Ministério da Educação; Vânia Tie Ferreira, coordenadora-geral de Programas e Projetos Paradesportivos do Ministério do Esporte; a deputada federal Natália Bonavides; e o deputado estadual Hermano Morais, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN.
A presença dessas autoridades reforçou o compromisso com a construção de políticas públicas mais eficazes, intersetoriais e sensíveis às singularidades das pessoas com deficiência. “O PTS é mais do que uma ferramenta técnica. É um instrumento biopsicossocial que deve proporcionar outras possibilidades de inserção social a pessoas com deficiência para além do cuidado em saúde, reconhecendo a pessoa como sujeito de direitos e de cuidado”, afirmou Arthur Medeiros durante sua participação na aula magna da Jornada.
Ao longo dos três dias de evento, foram realizadas palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de experiências exitosas que mostraram na prática como o Plano Terapêutico Singular pode contribuir para ampliar o acesso, promover autonomia e garantir um cuidado mais qualificado e centrado nas necessidades reais dos usuários. Também houve apresentações de trabalhos científicos relacionados à temática do evento.
“A II Jornada foi um sucesso, atingiu o seu objetivo principal que era discutir a implementação do PTS nos Centros Especializados de Reabilitação. Eventos como esse são fundamentais para reforçar a garantia de direitos, o acesso à cidadania e o respeito às pessoas com deficiência”, analisou o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Junior.
O que é o Projeto Terapêutico Singular
Um Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um processo de planejamento e execução de intervenções terapêuticas, que visa a promoção da saúde e bem-estar de um indivíduo ou grupo, considerando suas particularidades.
“O PTS é uma ferramenta em que a construção do projeto terapêutico é construído junto à família do paciente e à equipe multiprofissional para o alcance de objetivos previamente pactuados e, assim, obter uma maior participação e inclusão social da pessoa com deficiência”, destacou Camila Simão, coordenadora da II Jornada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do RN.
A abordagem singular permite que o profissional de saúde se adapte às necessidades específicas de cada paciente, buscando um tratamento mais eficaz e individualizado.
Sobre a Jornada
A Jornada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do RN é um evento anual, promovido pelo Instituto Santos Dumont (ISD), em parceria com a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do RN e o Ministério da Saúde. O evento visa fomentar a troca de experiências e fortalecer a articulação entre os serviços que compõem a Rede de Atenção à Saúde, promovendo o cuidado integral e interdisciplinar no Sistema Único de Saúde (SUS).
Instituto Santos Dumont – Assessoria de Comunicação