Motorista embriagado causa acidente em Natal e tenta enganar PRF com irmão gêmeo

Um motorista foi condenado pela Justiça do Rio Grande do Norte após causar um acidente de trânsito na BR-101, nas proximidades de Cidade Satélite, em Natal, e tentar enganar policiais com a ajuda do irmão gêmeo. A decisão é da 2ª Vara Cível da Comarca de Natal.
De acordo com os autos, o veículo de uma empresa foi atingido pelo carro conduzido pelo réu. O motorista do automóvel atingido relatou que o homem apresentava sinais visíveis de embriaguez e tentou propor um acordo para evitar o acionamento da polícia. O funcionário da empresa, no entanto, recusou a proposta e chamou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ainda segundo o processo, o motorista que causou o acidente deixou o local após a chegada da viatura. Em seguida, o irmão gêmeo dele retornou ao ponto da ocorrência, usando as mesmas roupas, na tentativa de se passar pelo condutor envolvido no acidente.
A tentativa foi identificada porque o irmão não apresentava sinais de ingestão de álcool nem os machucados observados no motorista apontado como responsável pela colisão. Na defesa, o réu negou que estivesse conduzindo o veículo no momento do acidente e alegou ausência de provas da responsabilidade.
O juiz rejeitou os argumentos apresentados e destacou que o boletim de acidente elaborado pela Polícia Rodoviária Federal possui presunção de veracidade. Segundo a sentença, o documento não é uma declaração unilateral, “mas um registro oficial feito por servidor público que compareceu ao local e constatou a dinâmica dos fatos.” O magistrado também apontou que o réu não apresentou provas capazes de afastar a presunção do boletim.
Com a decisão, o motorista foi condenado a pagar R$ 7.487,61 por danos materiais e R$ 3,6 mil por lucros cessantes. O segundo valor foi fixado em razão da necessidade de locação de outro veículo para manutenção das atividades da empresa atingida pelo acidente.
Fonte: Tribuna do Norte
