O SERVIDOR MUNICIPAL MACAIBENSE E SEU PRIMEIRO SALÁRIO MÍNIMO


Foi com a constituição federal de 1988, que todo trabalhador passou ganhar salário mínimo. Antes as vezes nem o mínimo recebia. Inclusive o funcionalismo municipal Macaibense.

Hoje dia do funcionalismo, é necessário realizar um resgate histórico fundamental para vida do servidor municipal macaibense.

Aqui no município de Macaíba mesmo a Constituição Federal sendo promulgada em 5 de outubro de 1988 só no dia 30 de janeiro de 1997, ou seja, passados quase uma década foi que os primeiros servidores, com especial foco para 56 professores, que passaram a receber pela primeira vez na nossa história UM SALÁRIO MÍNIMO.

Pois bem, pasmem, mas é verdade. Até 1996, os servidores do Município de Macaíba ganhavam menos de 30 por cento do salário mínimo. Existiam casos, a citar: Funcionária que atuava nos SERVIÇOS GERAIS que ganhava menos de 10 por cento do salário mínimo.

Era tempo muito ruim e de difícil organização sindical e portanto sem muito direitos.

Foi em setembro de 1991 que esta realidade começou a mudar.

Um jovem caminhava pelo centro da cidade até que encontrou sentado num banquinho de uma lanchonete um advogado. Foi daí que começou a grande batalha para lutar pelos servidores municipais de Macaíba. Buscando o direito constitucional de ganhar no mínimo um salário mínimo.

Confira na íntegra AQUI

Compartilhar