PESQUISA BG/SETA/NATAL: Álvaro cresce mais de 10%, chega a 50% e projeta vitória em primeiro turno; Kelps é segundo com 7,2%


O Blog do BG divulga hoje a quinta rodada de pesquisas eleitorais em Natal realizadas com exclusividade pelo instituto Seta. E, como de praxe, os primeiros números divulgados são os da corrida eleitoral para prefeito. Nesse levantamento, de forma estimulada, com o eleitor tendo acesso aos nomes dos candidatos como realmente acontece nas eleições, o prefeito Álvaro Dias cresceu mais de 10% em relação ao último estudo divulgado em 22 de outubro , quando tinha 39,1%, chegando hoje a 50% das intenções de votos.

Com esse número, ele projeta uma vitória no primeiro turno. Para vencer no primeiro turno, o candidato a prefeito de Natal tem que ter mais de 50% dos votos válidos, ou seja, os votos depositados nas urnas descontados brancos e nulos ou ter uma quantidade de votos superior a soma dos demais candidatos. Na pesquisa de hoje, ele tem 50% dos totais (que computam indecisos, abstenções, brancos e nulos), o que correspondem a mais de 50% dos votos válidos.

Em segundo, aparece o deputado Kelps Lima com 7,2% das intenções de voto. Ele é seguido pelo senador Jean Paul Prates com 3,8% e pelo delegado Sérgio Leocádio com 3%. Os demais nomes ficaram abaixo da margem de erro amostral. O total de indecisos foi de 22,3%. Brancos e nulos somaram 6,7%.

Para a realização do estudo foram entrevistados, entre os dias 29 e 30 de outubro, 1000 eleitores, um dos maiores números de questionários já aplicados em Natal. Os resultados foram calculados com margem de erro de 3% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%, o que quer dizer que se levada em consideração a margem de erro, a pesquisa tem 95% de retratar o cenário eleitoral real da cidade. A pesquisa do instituto Seta, divulgada com exclusividade pelo Blog do BG, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01448/2020.

Blog do BG

Compartilhar