Pesquisador macaibense publica pesquisa sobre mapeamento de áreas de perigo a inundações no Rio Uruguai

Mapeamento de áreas de perigo a inundação na cidade de Itaqui-RS

O professor e pesquisador Paulo Victor do N. Araújo (IFRN) e outros autores, publicaram nesta última sexta-feira (25/01), por meio do periódico internacional Natural Hazards and Earth System Sciences (NHESS), os resultados de uma pesquisa intitulada “Delimitação de áreas de inundação com base em um MDE calibrado e geoprocessamento: estudo de caso no rio Uruguai, Itaqui, sul do Brasil”. O estudo foi fruto de uma parceria entre o IFRN, UFRN, UNIPAMPA e UFPR. O trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento robusto das áreas de perigo a inundação influenciadas pelo Rio Uruguai, utilizando o estudo de caso da Cidade de Itaqui no Rio Grande do Sul.

O artigo publicado traz (ineditamente) para a comunidade científica internacional os problemas de inundações da Bacia do Uruguai, focando em uma proposta metodológica rápida e eficaz para mapeamento das áreas de perigo a inundação. Além disso, o artigo expõe evidências de elevação da cota máxima anual do Rio Uruguai, com tendência positiva para os próximos anos, como consequência das atuais mudanças climáticas.

Vale ressaltar que a abordagem metodológica aplicada no estudo é adequada para ser replicada em outros municípios, em especial os das comunidades ribeirinhas. Este mapeamento de perigos a inundação em formato digital pode ser usado como um banco de dados para ajudar os atores governamentais (como por exemplo: a Defesa Civil) na preparação de estratégias no enfrentamento de catástrofes de inundações. A metodologia empregada é muito eficaz para mitigar os danos causados pelas inundações nas áreas costeiras e ribeirinhas. Podendo ser valioso na redução de custos de monitoramento estratégico e despesas operacionais de assistência à população afetada por graves eventos de inundação e suas consequências. Coincidentemente o artigo foi publicado no mesmo dia da tragédia da Barragem de Brumadinho-MG, evento trágico de rompimento de barragem que ocasionou a morte de dezenas de pessoas e centenas de desaparecidos no Estado de MG.

O periódico internacional NHESS é um jornal científico Open Access (de acesso aberto) dedicada à publicação de estudos de alta qualidade e pesquisa original sobre os perigos naturais e suas consequências.

Modelagem da inundação de 1983, maior inundação ocorrida na cidade de Itaqui-RS

Link completo do artigo publicado: https://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/19/237/2019/nhess-19-237-2019.pdf

Compartilhar