PM realiza projetos sociais na Região Seridó do RN

A Polícia Militar do Estado do RN, através da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), vem realizando projetos sociais como “Polícia Mirim”, “Guarda Mirim Ambiental” e “PROERD” (Programa Educacional de Resistência às Drogas) na Região Seridó do Estado.

Os projetos tem o objetivo de resgatar de forma dinâmica e criativa, a autoestima, a dignidade, a noção de direitos e deveres e a cidadania das crianças e adolescentes, além de trabalhar no dia a dia o enfrentamento coletivo a problemática do uso indevido e abuso de drogas, trabalhando habilidades emocionais para tornar as crianças e adolescentes mais seguras e saudaveis.

POLÍCIA MIRIM

O Projeto Polícia Mirim foi uma iniciativa de Policiais Militares e a sociedade civil organizada, que juntos, elaboraram no ano de 2006, e em Janeiro de 2007 iniciaram as atividades do referido Projeto na cidade de Acari-RN, com o Tema “Resgatando vidas pelo exemplo”, sendo o 1º Projeto de Polícia Mirim do RN com o “Pelotão Esperança”. Na sequência foi criado o “Batalhão Despertar” em 05 de abril de 2011 e o Pelotão Renascer em 2015 em Currais Novos. O “Pelotão Força e Ação” foi criado em La goa Nova em 02 de maio de 2017.

O Projeto é desenvolvido por Policiais Militares e algumas pessoas da comunidade Acariense que de forma voluntária se dedicam a uma causa maior “O cuidado com nossas crianças e adolescentes”. Atualmente a Polícia Mirim de Acarí está no seu 13º ano de funcionamento e atende um número aproximadamente de 115 crianças e adolescentes de ambos os sexos, estes Policiais Mirins estão divididos em: Policial Aprendiz (1º Ano de Projeto), Policial Cidadão (2º Ano de Projeto) e Policial Exemplo de Vida (3º Ano de Projeto). Os encontros acontecem diariamente nos períodos matutino e vespertino sempre no contra turno dos alunos. Currais Novos e Lagoa Nova atendem hoje cerca de 400 crianças e adolescentes.

Entre as atividades desenvolvidas no Projeto estão às disciplinas de Cidadania, Noções de Trânsito, Ordem Unida, Socorros de Urgência, Educação Ambiental, Direitos Humanos, Radiocomunicação, Orientação com Bússola e Espiritualidade, também acontecem todos os anos Trilhas ecológicas, Atividade de Rapel, Acampamento e Desfile Cívico. O Projeto conta com o apoio da 3ª CIPM de Currais Novos, da Prefeitura Municipal de Acari, da Paróquia de Nossa Senhora Daguia e da Associação Caminhos da Cidadania.

GUARDA MIRIM AMBIENTAL

O Projeto Guarda Mirim Ambiental, foi fundando no município de Parelhas em 04 de novembro de 2007, fruto da parceria com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, apoiado por várias entidades, dentre elas: a Prefeitura Municipal de Parelhas/RN, a Igreja Católica além dos comerciantes, empresários, voluntários civis, pesquisadores, professores da rede pública de ensino, pais, familiares e toda a comunidade.

O supracitado projeto é de fundamental importância para o nosso município sendo referência em inclusão social e combate as drogas. Atende a 40 (quarenta) jovens da nossa comunidade, na faixa etária de 11 aos 14 anos de ambos os sexos, pertencentes à família de baixa renda, oportunizando vários cursos de diversas áreas, como também, instruções morais, religiosas, de boa convivência e militares, além do acompanhamento do desempenho escolar e a apresentação ao Serviço Militar.

Todas as atividades são desenvolvidas por uma equipe de instrutores multidisciplinar e composta por voluntários profissionais que atuam nas áreas sócio-educacional como: Artes Marciais (Tae-kwon-do, Jiu-jitsu, Capoeira, Muay-thay); Educação Ambiental; Geografia; Inglês Básico; Culinária; Artesanato; História; Violão Básico; Catequese; Matemática; Atletismo; Futsal; Futebol de Campo.

O processo sócio educacional tem no seu conteúdo programático a disciplina militar e ambiental despertando a consciência pela defesa e preservação do meio ambiente no adolescente, com responsabilidade e ética.

PROERD

O programa Proerd teve suas atividades na PMRN iniciadas em 07 de março de 2002. Atualmente é coordenado pelo na PMRN pela Major PM Soraia Bezerril e pelo 1 Tenente Romão Inácio. Conta com um efetivo de 51 (cinquenta e um) policiais militares instrutores prontos. Desde o início das atividades, já passaram pelos seus cursos, mais de 300.000 (trezentas mil) crianças, adolescentes e suas famílias.

No ano de 2003 a instituição formou a sua primeira turma de policiais instrutores sendo enviados 02 policiais desta unidade onde desta forma a cidade de Currais Novos foi a primeira cidade a receber o programa no interior do estado seguidas de Cerro Corá e Caicó tornando-se a região do Seridó e em especial a área da 3ª CIPM um importante polo de atendimento do PROERD no RN. Anualmente na região da 3ª CIPM são formadas cerca de 4.000 crianças e adolescentes pelo PROERD/PMRN.

PM/ASSECOM

Compartilhar