Presidente Marcelo Queiroz coordena reunião técnica com presidentes de Sindicatos filiados


O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, coordenou, na manhã desta quarta-feira, 24, a 2ª Reunião Técnica com os Presidentes de Sindicatos Filiados à entidade, que discutiu as negociações trabalhistas e seus impactos econômicos no dia a dia das entidades e empresas. Abrindo a reunião, Queiroz destacou os desafios que devem ser enfrentados neste 2021, não só para recuperar o tempo perdido, como também para que as empresas possam se reorganizar e conseguir superar a crise atual.

“A Fecomércio vem trabalhando diuturnamente para que isso aconteça. É nosso papel dar esse suporte aos sindicatos filiados, prestando, entre outras coisas, todo o apoio técnico. É por isso que hoje estamos aqui reunidos, para falar sobre os impactos das negociações coletivas no dia a dia de nossas empresas. Para orientar a melhor forma de chegar a um acordo, buscando soluções conjuntas com os sindicatos dos empregados, de maneira a chegarmos no entendimento mais justo e viável possível”, salientou o presidente Marcelo Queiroz.

A reunião contou com a palestra “Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho: Negociações e Impactos Econômicos”, proferida pelo economista, advogado e mediador de Conflitos Trabalhistas Individuais e Coletivos da Superintendência Regional do Trabalho no RN, do Ministério da Economia, Cláudio Gabriel.

“A negociação é o principal instrumento para tratar dos interesses coletivos das empresas e categorias. Então, é importante que o representante seja um negociador preparado, habilidoso, e que, principalmente, saia da negociação com um instrumento não só atualizado, mas que seja adequado à realidade das empresas. É preciso que se tenha em mente que tudo o que for decidido ali irá impactar na realidade das empresas e que irá impactar diretamente nos seus custos”, alertou o palestrante, e disse ainda: ”É imprescindível que em toda negociação individual entre sindicatos dos trabalhadores e empresas, o sindicato patronal esteja presente, para que não sejam criadas situações diferentes do que está posto nas convenções e acordos”.

O assessor jurídico da Fecomércio RN, Pedro Siqueira, apresentou aos participantes da reunião a cartilha “Importância da Negociação Coletiva de Trabalho na Construção do Direito Coletivo: A Convenção coletiva de trabalho como instrumento de afirmação sindical”. O instrumento foi disponibilizado aos Sindicatos filiados e contém “orientações importantes para os momentos de negociação das convenções e acordos coletivos, mostra quais as cláusulas obrigatórias e consideradas importantes, e tem o objetivo de fortalecer ainda mais a atuação sindical”, frisou Siqueira.

O presidente Marcelo Queiroz encerrou a reunião destacando a importância do tema tratado. “Foi uma reunião muito produtiva, com um tema que faz parte do dia a dia de todo sindicato. E que as informações que vocês levarão daqui possam contribuir para melhorar a relação com os seus associados e para a sua sustentabilidade”, finalizou.

messenger sharing button
print sharing button
email sharing button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *