Sesap realiza curso sobre ventilação mecânica em pacientes com Covid-19

SESAP/ASSECOM – Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde do RN no manejo de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Gestão da Educação na Saúde, promove um curso de cuidados respiratórios e ventilação mecânica em pacientes com a doença. A capacitação ocorre nesta segunda-feira (22), no Hospital da Polícia.

O curso já foi realizado no Hospital João Machado, para 38 servidores e, em seguida, contemplará também o Hospital Rafael Fernandes (25 e 26/03), Hospital Regional Alfredo Mesquita (31/03) e Hospital Regional Monsenhor Antonio Barros (01/04).

O objetivo é apresentar e discutir os princípios básicos da ventilação mecânica, trazendo o que há de mais recente e importante na literatura especializada sobre estratégias ventilatórias nos diferentes cenários clínicos presentes no dia-a-dia da terapia intensiva.

Com carga horária de quatro horas, o curso busca contribuir para ampliar os conhecimentos teórico-práticos dos profissionais no que se refere à prevenção da Covid-19 e ao controle da infecção, de modo a aprimorar o trabalho da equipe multidisciplinar.

A capacitação abordará os temas: biossegurança e EPI, identificação clínica de insuficiência respiratória, oxigenoterapia, ventilação não invasiva, intubação orotraqueal, via aérea orotraqueal, ventilação mecânica, posição prona e ressuscitação cardiopulmonar.

O curso faz parte de uma programação de eventos que vêm sendo promovidos pela Sesap, com a finalidade de combater a Covid-19 no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *