Sistema com 184 câmeras será implantado na Grande Natal

Foto: João Vital/Governo Cidadão

A área de segurança do Rio Grande do Norte vai ganhar o reforço de 184 câmeras, que apoiarão no combate ao crime em pelo menos sete cidades. Os equipamentos estão em processo de instalação em Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim e São José de Mipibu.

As câmeras de videomonitoramento permitem visão em 360 graus do local e serão capazes de ser controladas à distância por operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

“O operador vai controlá-la com um joystick e poderá dar zoom de até 30 vezes, cobrindo uma área de um quilômetro de raio, visualizando espaços urbanos e comércio”, comenta o gerente de projetos da empresa responsável pela instalação, Leonardo Souza.

O sistema poderá ser usado para reconhecer faces e placas de veículos e identificar queixas de furto e roubo de forma mais rápida. “Vamos ter um acompanhamento em tempo real em Natal e região metropolitana de áreas de especial interesse turístico e comercial”, destaca o secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo.

De acordo com o Executivo estadual, o investimento total foi de R$ 6,9 milhões, obtido em forma de empréstimo junto ao Banco Mundial. A empresa vencedora da licitação para o projeto foi a Interjato, que prometeu finalizar a instalação das câmeras até o final de novembro deste ano.

OP9 RN

Compartilhar