UFRN e ISD promovem Fórum sobre Violência Sexual na Infância e Adolescência nesta terça-feira (19) em Macaíba

Por Ascom ISD

O Fórum sobre Violência Sexual na Infância e Adolescência acontece no dia 19 de novembro, em alusão ao Dia Internacional de Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento é aberto ao público e será realizado no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), em Macaíba/RN, das 8h às 12h. É promovido pela UFRN, por meio do Departamento de Tocoginecologia e da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), e pelo Instituto Santos Dumont (ISD).

A ideia dessa atividade é congregar diversos setores e agentes da sociedade para discutir e encontrar formas de melhorar os serviços de acolhimento a vítimas de violência sexual no Rio Grande do Norte. Desde 2016, o CEPS Anita Garibaldi atua como Serviço de Referência no atendimento às vítimas de violência sexual no município de Macaíba/RN, no âmbito do projeto Fazendo Direito(s).

O ISD mantém um Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual e um trabalho permanente de enfrentamento à violência contra a mulher em Macaíba (RN), por meio do projeto Fazendo Direito(s), que também proporciona atividades de educação permanente em saúde sobre a violência de gênero, em parceria com instituições e entidades da Região Metropolitana de Natal.

No Brasil, crianças e adolescentes são vítimas em mais de 76 mil denúncias recebidas pelo Disque 100, sendo 17.093 dos registros referentes à violência sexual, de acordo com dados divulgados em maio de 2019 pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Compartilhar