Aplicativos desenvolvidos pela ESIG ajudam Secretaria de Educação no combate ao COVID-19


O uso das tecnologias digitais tem se tornado cada vez mais comum durante o atual momento de isolamento social – medida de contenção do avanço do novo coronavírus (Covid-19), adotada pelo Governo do RN. Pensando na dinâmica escolar, a empresa ESIG desenvolveu, junto à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), aplicativos voltados para facilitar a interação entre estudantes e professores, durante o período de distanciamento social, contribuindo também para o processo de aprendizagem.

Disponíveis para os sistemas Android e IOS, os apps “Escola em Movimento RN” e “Conferência SIGEduc RN” são gratuitos e tratam-se de ferramentas digitais cujo objetivo é possibilitar o acesso de conteúdos educacionais, bem como atuar como uma ponte que colabore com a comunicação à distância entre estudantes e professores. Além disso, as aplicações agregam materiais voltados para todas as etapas e modalidades de ensino da rede estadual de educação.

Conteúdos

O Escola em Movimento RN, por exemplo, dispõem de conteúdos destinados à preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), videoaulas e notícias. Não é necessário login para acessar o app, que também pode ser utilizado por estudantes da rede privada e municipal. Além disso, a ferramenta ainda dispõe de uma função que permite ao usuário baixar conteúdos da plataforma, que podem, assim, serem usados off-line.

O aplicativo Conferência SIGEduc RN se trata de uma ferramenta voltada para as necessidades dos estudantes e dos professores. Além disso, uma das principais funções do aplicativo é possibilitar a realização webconferências de maneira mais prática.

Servidores

Além dos aplicativos voltados aos estudantes e professores durante o período de isolamento social, também foram lançados pela empresa, na última semana, o app “Coronavírus SEEC-RN”, uma ferramenta digital destinada para a atenção à saúde dos servidores da Educação.

Voltado exclusivamente ao quadro de colaboradores da SEEC – o acesso ao app é realizado por meio da matrícula do servidor – o aplicativo é gratuito e tem por objetivo monitorar a saúde dos usuários, dispondo, por exemplo, de um questionário no qual o servidor responde a questões sobre os sintomas da Covid-19 e possíveis situações em que aumentariam as chances de contágio, como seria o caso do contato com alguém que tem a doença.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Informação e Tecnologia na SEEC, Ana Paula Flor, o desenvolvimento da plataforma visa monitorar a situação da saúde dos trabalhadores da Educação, além de servir como ferramenta de apoio durante o período de pandemia. “O app foi desenvolvido para que a Educação do RN possa saber como está o seu pessoal e ter um diagnóstico atual da saúde desses servidores em educação”, aponta a coordenadora.

Compartilhar