Conta de luz vai permanecer com bandeira vermelha patamar 2 em julho

Pelo segundo mês consecutivo, uma conta de luz deve causar um impacto adicional ao já combalido orçamento das famílias. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira que uma bandeira tarifária vai continuar em julho na cor vermelha patamar 2, um taxa extra mais cara, com uma cobrança de R $ 6,24 a mais a cada 100 quilowatts / hora consumidos.
Hoje, são cobrados R $ 1,34 a cada cem quilowatts-hora (kWh) consumidos na bandeira amarela; R $ 4,16 na bandeira vermelha 1.
Na bandeira verde não há cobrança adicional. Pelos cálculos conduzidos pela Aneel, o novo valor da bandeira vermelha 2 deve ser de cerca de R $ 10.
No dia 29 de junho, um diretoria da Aneel se reunirá para definir o valor. Segundo o diretor-geral da agência, André Pepitone, uma bandeira vermelha 2 terá reajuste superior a 20%, ultrapassando R $ 7,50.
Para economizar, ligue o aparelho apenas quando for dormir e desligue logo ao acordar. Uma opção é usar a função sleep, disponível em alguns modelos. Outro cuidado é manter o ar-condicionado em temperatura adequada. Especialistas recomendam 23ºC. Não é preciso colocar temperatura muito baixa, para não gastar muita energia.
Em uma família com quatro pessoas, o uso do chuveiro elétrico corresponde a cerca de 25% da conta de luz. Para economizar, evite banhos muito longos e dê preferência a usar o chuveiro no modo de verão, que economiza até 30% de energia.
Quando a porta fica muito tempo aberta, o motor funcionará mais, gastando mais energia. É importante também manter uma borracha de vedação da porta da geladeira em bom estado. Ao viajar, uma opção é esvaziar a geladeira e desligá-la da tomada.
A substituição de lâmpadas incandescentes pelas de LED pode gerar uma redução de 75% a 85% no consumo de energia. Além disso, essas lâmpadas duram mais. Em relação às lâmpadas fluorescentes, a economia é de cerca de 40%.
Dê preferência a lavar uma grande quantidade de roupas, para economizar água e energia. Evite colocar muito sabão, para não ter de enxaguar duas vezes. Na hora de passar, a melhor opção é juntar roupas e passar uma grande quantidade de uma vez. Desligue o ferro quando para interromper o serviço. Use uma temperatura determinada para cada tipo de tecido e cosméticas pelas roupas mais leves
O uso do ventilador de teto durante 8 horas por dia gera um gasto de apenas R $ 18 por mês. Mesmo assim, é importante evitar deixar o aparelho ligado quando não houver ninguém no cômodo. Na hora de comprar, lembre-se que quanto maior o diâmetro das hélices, maior o consumo de energia.
No caso dos eletrônicos, a recomendação é desligar o televisor e os videogames quando ninguém tiver usando. Retirar os aparelhos da tomada também ajuda a poupar energia.
Em junho, a bandeira tarifária já vigorou no patamar mais alto da bandeira vermelha. A decisão foi tomada em meio a um cenário de nível de baixo nível de reservatórios.
“Julho inicia-se mesma com perspectiva hidrológica desfavorável, com os principais reservatórios do SIN [Sistema Interligado Nacional] em níveis inferiores para essa época do ano, o que sinaliza horizonte com redução de capacidade de produção hidrelétrica e elevada necessidade de acionamento de recursos termelétricos “, explicou a Aneel em nota.
A escassez de chuvas já levou a uma alta no custo de energia, devido ao acionamento das térmicas. Agora o governo busca medidas para evitar o racionamento de energia, como a possibilidade de restringir navegação em hidrovias para garantir que não faltará eletricidade no país.
O Globo

