CRISTIANE QUER LEI QUE PERMITA PRESENÇA DE COMPANHEIRA DE PARTO NAS MATERNIDADES

A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) apresentou Projeto de Lei que foi aprovado em sessão plenária da Assembleia Legislativa e dispõe sobre a presença de doula – uma assistente de parto, sem necessariamente formação médica, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem-estar da mulher – em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada do Rio Grande do Norte.

A intenção do projeto é que os estabelecimentos que realizem partos permitam a presença dessas doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Para a parlamentar, a proposição sobre a presença de doulas cumpre o papel de reconhecer e valorizar as mulheres que atuam auxiliando as gestantes no processo de gravidez, parto e pós-parto.

“Algumas instituições não permitem a presença de doulas, essenciais para o acompanhamento da mulher e o cuidado do bem-estar físico e emocional. Então, diante da importância dessa profissional, buscamos reconhecer a imperiosa necessidade do acompanhamento de pessoas capacitadas em parto humanizado”, explicou.

Compartilhar