Defensor Público-Geral do Estado para o biênio 2020-2021 é empossado


O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte empossou, nesta sexta-feira (10), o Defensor Público-Geral do Estado para o biênio 2020/2021. O cargo será ocupado pelo defensor público Marcus Vinicius Soares Alves. A sessão solene foi realizada na Escola de Governo e contou com a participação de diversas autoridades.

A defensora pública Renata Alves Maia, membro do Conselho, fez o discurso de saudação ao gestor. Em suas palavras, ela parabenizou o empenho dado pelo defensor em sua primeira gestão e lembrou que os desafios se atualizam a cada ciclo. “Embora todos possam pensar que por ter sido reconduzido ao cargo de Defensor Público Geral não existam desafios a serem enfrentados ou novidades no desempenho do trabalho, na verdade cada gestão traz consigo novas metas, circunstâncias diferentes e um novo cenário”, declarou.

Em seu discurso de posse, Marcus Vinicius apresentou aos presentes as conquistas feitas nos dois anos em que esteve a frente da instituição, destacando a ampliação dos serviços e do corpo de profissionais. Em sua primeira gestão, a defensoria nomeou 10 novos defensores e abriu cinco novos núcleos de atendimento, alcançando 70 dos cargos de membros e chegando a 14 importantes cidades potiguares.

“No campo administrativo, promovemos ajustes que significaram boa economia de recursos públicos, sem perda de qualidade na prestação dos serviços”, registrou o defensor declarando que se mantém empenhado na tarefa de coordenar e possibilitar que serviços de qualidade sejam levados à população em situação de vulnerabilidade.

Sobre o futuro, declarou que continuará lutando pela ampliação dos serviços da instituição, “um anseio de toda a sociedade, dos que fazem o sistema de justiça e do Poder Executivo, que suporta um custo alto com advogados dativos”. “Com a força e a união desse grupo, lutaremos pela igualdade de direitos em tempos de discursos tão polarizados”, finalizou.

Representando a Governadora do Estado na Solenidade, o vice-governador do Estado, Antenor Roberto, lembrou que o papel social da defensoria sempre esteve na visão de gestão do atual Governo. O gestor registrou ainda que os próximos anos serão de ainda mais reconhecimento e ampliação da Defensoria Pública no Estado do Rio Grande do Norte.

Estiveram presentes na solenidade, o desembargador João Rebouças, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o promotor de Justiça Flávio Pontes, Josias Fernandes de Oliveira, defensor público-chefe da União no Estado do Rio Grande do Norte, Cibele Benevides Guedes da Fonseca, procuradora-chefe do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, Walter Alves, deputado federal, José Duarte Santana, procurador Geral do Estado do Rio Grande do Norte em Exercício, Rossana Dali, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte, Rodrigo Quidute, controlador-geral do Município, Vereadora Nina Souza, presidente Interina da Câmara Municipal de Natal, Capitã-Tenente Rayane Zuilla Fernandes de Menezes Freitas, Capitão George Gustavo da Costa Barbosa, neste ato representando o comandante da 7ª Brigada, Profº Breno Guilherme de Araújo Tinoco Cabral, vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde neste ano representando o reitor da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte

Compartilhar