quinta-feira, abril 18, 2024
BrasilRio Grande do Norte

Feminicídio e violência contra mulheres no Nordeste é tema de debate

A violência contra a mulher e o feminicídio no Nordeste foram os temas da discussão do último podcast de uma série especial de quatro episódios, lançado pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem). O episódio, que pode ser acessado aqui, conta com a participação da professora da UFRN Karina Cardoso Meira, que comenta os resultados de um estudo sobre os homicídios femininos ocorridos nas últimas décadas na região Nordeste.

Publicado na revista Cadernos de Saúde Pública em coautoria com outros pesquisadores, o artigo é intitulado Efeitos temporais das estimativas de mortalidade corrigidas de homicídios femininos na Região Nordeste do Brasil e pode ser lido aqui. A pesquisa de Karina analisou os efeitos temporais (idade, período e coorte) no período de 1980 a 2017, obtendo dados segundo raça/cor, local de ocorrência e meio pelo qual a agressão foi perpetrada.

No período, a região Nordeste apresentou taxa média de 5,40 óbitos por homicídios a cada 100 mil mulheres, com aumento significativo em todos os estados nos anos 2000. A maior proporção de óbitos ocorreu em mulheres negras, dentro de casa, e foi perpetrado por arma de fogo. O estudo também aponta que os dados podem estar correlacionados ao processo de disseminação da violência ocorrido no Brasil, nos anos 2000, assim como a ineficiência do Estado brasileiro em proteger as mulheres vítimas de violência.

A conversa pode ser ouvida no podcast Rasgaí, que é vinculado ao PPGDem e foca em estudos que tratam sobre demografia e população.

Vilma Torres de Agecom

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *