Geração de novos empregos no RN cresce 97% em novembro de 2023

O mercado de trabalho formal no Rio Grande do Norte vem se comportando numa curva ascendente desde março deste ano, quando foram encerrados 76 postos de trabalho. A partir de então, o volume de novas contratações com carteira assinada só aumentou e, em novembro, alcançou um saldo de 3.342 vagas novas abertas. Esse número representa um aumento de 97% no comparativo com novembro de 2022, cujo saldo foi de 1.697. Nos últimos 11 meses, o RN já criou mais de 25,4 mil empregos formais – cerca de 2% a mais que o volume acumulado no mesmo intervalo do ano passado.
As informações são da edição deste mês do Mapa do Emprego do RN, publicação mensal elaborada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, que é baseada nos dados de novembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O informativo aborda os números do mercado de trabalho formal e a quantidade de vagas acumuladas até o décimo primeiro mês do ano no Rio Grande do Norte.
De acordo com informativo, o segmento dos pequenos negócios, que é a junção de microempresas e pequenas empresas, foi responsável pelo maior volume de vagas abertas no mês. Ao todo, foram 1.891 novas frentes de trabalho geradas em 30 dias – quantidade que é superior em 36% ao volume de empregos gerados pelos pequenos negócios em novembro de 2022 e 30,9% das vagas criadas pelo setor em outubro passado. As micro abriram 1.762 novas vagas e, as pequenas, outros 129 empregos. Melhor desempenho das MPEs Entre janeiro e novembro, as micro e pequenas empresas (MPEs) potiguares acumulam um saldo positivo de 19.651 postos de trabalhos formais criados neste ano. Esse número equivale a 77,6% de todas as novas vagas abertas no estado em 2023. Apesar do desempenho positivo, esse volume ainda é inferior em 8% ao montante de vagas geradas no mesmo período do ano passado, quando, juntas, as MPEs chegaram a contratar 21.380 trabalhadores potiguares.
Fonte: Portal Tribuna do Norte
Saiba mais AQUI

