ISD abre inscrição para Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência


O Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social do governo federal vinculada ao Ministério da Educação, abriu nesta terça-feira (24) o período de inscrições para a Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência – considerada pioneira no Brasil.

Serão ofertadas oito vagas para as áreas de fisioterapia, serviço social, psicologia e fonoaudiologia, com início das atividades programado para 1º de março.

De acordo com o cronograma, as inscrições terminam em 18 de dezembro, as provas estão previstas para 24 de janeiro e o resultado final é esperado para 23/02.

A seleção será realizada em duas fases, incluindo aplicação de provas objetivas e análise do currículo lattes.

Clique aqui para acessar o edital e o formulário de inscrição.

A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência foi aprovada em 2017 pelo Ministério da Educação e recebeu a primeira turma em 2018.

Os programas de treinamento em serviço têm duração de 2 anos e são cumpridos em regime de dedicação exclusiva, em tempo integral, com carga horária de 60 horas semanais.

O Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual (CER III) do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD, é o principal campo de atuação dos residentes.

Referência no Sistema Único de Saúde (SUS), o CER do Anita atende pessoas com epilepsia refratária; Parkinson; Transtorno do Espectro Autista (TEA); lesão medular; microcefalia; deficiência auditiva; prematuridade e bexiga neurogênica – e é o primeiro do Nordeste do Brasil com atuação integrada a um sistema de pesquisa e inovação por meio de trabalho conjunto com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, também do ISD.

A assistência é atrelada ao ensino, à pesquisa e à extensão, com formação de profissionais da saúde focados na atenção integral e humanizada à população.

“Ao pensarmos na formação dos nossos residentes, consideramos que além do aprendizado de habilidades técnicas, é necessário que desenvolvam habilidades relacionais, como empatia e capacidade de comunicação assertiva, e consigam olhar para o usuário de forma ampliada às dimensões citadas”, disse a coordenadora do programa, Lorenna Santigo, durante os preparativos para a cerimônia de conclusão de curso da primeira turma, realizada no início de novembro.

Esta será a quarta turma na Residência do ISD.

As sete primeiras especialistas formadas no Programa foram estimuladas, ao longo dos dois anos de curso, a compreender as dimensões física, psicológica e social do cuidado à saúde da pessoa com deficiência.

Aspectos em torno da Doença de Parkinson, questões relacionadas à reabilitação infantil, realidade de meninas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e perfil de linguagem em uma comunidade quilombola são alguns dos assuntos abordados nos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCRs). Clique aqui para saber mais.

SERVIÇO

Outras informações sobre a Residência e o processo seletivo podem ser obtidas na Secretaria Acadêmica do ISD por e-mail (residencia@isd.org.br) ou telefone (84) 99127-6085, no horário das 8h às 12h ou das 13h às 16h30.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial