Jean-Paul Prates: “A reforma da Previdência ataca o Nordeste”

O senador Jean-Paul Prates (PT) criticou o plano de reforma da Previdência idealizado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PT). De acordo com o parlamentar, há pontos no projeto que prejudicam diretamente o povo nordestino.

“O projeto se divide em vários capítulos. O principal é a questão do sistema de capitalização. O outro são as mudanças na aposentadoria rural, que afetam a muitos aqui no Nordeste. Afetam tremendamente o Nordeste. As mudanças vão desde o benefício até a questão do cadastro e as pessoas provarem que são trabalhadores rurais”, explicou.

Visto como “muito grave” por Prates, o projeto original deve passar por mudanças. O presidente Bolsonaro sinalizou que deve acatar alguns pedidos e recuar em alguns pontos. “A proposta, se aplicada hoje, tiraria 96% dos trabalhadores rurais, num primeiro momento, do sistema. É muito grave”, alertou.

“Fundir o Banco do Nordeste ao BNDES é péssima ideia”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, cogitou recentemente a possibilidade de uma fusão entre o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O argumento de Guedes é de que, assim, haveria maior eficiência à máquina estatal.

Para o senador Prates, a iniciativa parte de pessoas que não conhecem os impactos que ela pode trazer para o Nordeste. “Suponho que a ideia tenha partido de gente que não conhece a realidade do Nordeste. A proposta não agrega nada em termos de custo. O BNB é um órgão autônomo, com baixo custo operacional”, disse em entrevista à Rádio Cidade de Natal.

Do Agora RN

Compartilhar