Livro digital sobre cuidado de idosos e Covid-19 ganha traduções

Hellen Almeida de Agecom

A Editora Universitária da UFRN (EDUFRN) disponibiliza o livro digital Covid-19 e o cuidado de idosos: Recomendações para Instituições de Longa Permanência em duas novas versões, em Espanhol e Inglês. A obra, lançado no mês de abril deste ano em português, foi produzida pelo Grupo Longeviver do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) e Editora Universitária. As três versões do livro podem ser acessadas no Repositório Institucional da UFRN, na área da EDUFRN direcionada para Ciências da Saúde. A tradução ficou a cargo da Secretaria de Assuntos Internacionais (SIA) da UFRN.

As versões da obra abordam informações relevantes sobre a situação de pandemia pelo novo coronavírus, como sintomas e prevenção, dirigidas aos gestores, profissionais e pessoas interessadas no tema. O material ainda orienta sobre medidas de proteção à saúde para o bom funcionamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (IPLI), tanto no que se refere à prevenção contra a Covid-19, bem como para outras doenças e agravos que necessitam de um olhar dos dirigentes, da equipe de profissionais e cuidadores das pessoas idosas institucionalizadas.

Para professora Vilani Medeiros de A. Nunes, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) e do Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (QualiSaúde), que participou da produção do livro digital, a ideia de lançar em duas outras línguas é para possibilitar que instituições de atendimento à idosos estrangeiras e pesquisadores internacionais tenham acesso ao material. A produção dos livros segue as recomendações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e pela literatura científica.

A docente coordena o Grupo de Estudos em Envelhecimento Humano (Longeviver), que tem como foco principal a pessoa idosa que reside em ILPI. Ela ressalta que a temática da obra é direcionada a todas as pessoas que tenham interesse em questões relacionadas ao envelhecimento humano, em especial nesse momento de pandemia quando os idosos têm uma maior vulnerabilidade frente à Covid-19.

Veja abaixo os links para acesso dos livros digitais:

Versão em português:

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28754

Versão em espanhol:

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29164

Versão em inglês:

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29052

Compartilhar