CONGRESSO DEBATERÁ OS 30 ANOS DO COSEMS E SEUS REFLEXOS NO SUS DO RN

Ascom Cosems/RN – Nos próximos dias 17 e 18 de dezembro o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizará seu XV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN que terá como tema os “30 anos de Cosems e seus reflexos no SUS do RN”. O evento acontecerá no hotel Vila do Mar, na Via Costeira em Natal, e terá como público-alvo os secretários municipais de saúde do Estado.

O evento terá como palestrantes quadros técnicos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Ministério Público (MP).

As mesas de discussões do XV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN tratarão sobre a ordenação e utilização dos recursos financeiros do SUS (mesa 1), e sobre o panorama, desafios, perspectivas, integração entre atenção básica/vigilância em saúde e estratégias resolutivas da nova política de Atenção Primária do Ministério da Saúde (mesa 2). Na programação ainda consta um painel que debaterá sobre a regulação no setor saúde e judicialização.

“Em nosso XV Congresso, realizado em comemoração aos 30 anos do Cosems-RN, temos a satisfação de realizar um evento que atende as necessidades de todos os gestores municipais de saúde nesses tempos de financiamento curto e de grandes dificuldades na atenção básica”, destaca Maria Eliza Garcia.

O Cosems inovará na realização do XV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN e todos os debates realizados no evento serão transmitidos ao vivo nos perfis do Facebook e Youtube do Conselho.

PROGRAMAÇÃO

17 /12/2019

8H – CREDENCIAMENTO

9H – MESA 01: ORDENAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS

12H – ALMOÇO

13H 30MIN – APRESENTAÇÃO IDEIASUS/FIOCRUZ

14H – MESA 02: POLÍTICA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: PANORAMA, DESAFIOS, PERSPECTIVAS, INTEGRAÇÃO AB/VC E ESTRATEGIAS RESOLUTIVAS

17H – COFFEE BREAK

19H 30MIN- SOLENIDADE DE ABERTURA

18 /12/2019

9H – PAINEL: A REGULAÇÃO NO SETOR SAÚDE: CONJUNTO DE AÇÕES DE DIVERSOS SUJEITOS SOBRE OUTROS SUJEITOS SOCIAIS E SUA INTERFACE COM A JUDICIALIZAÇÃO

12H – PLENÁRIA FINAL E ENCERRAMENTO

12H 30MIN – ALMOÇO

14H – CIB

Compartilhar