SAMU 192 RN e PRF firmam parceria para treinamentos

O SAMU 192 RN e o Setor de Capacitação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) firmaram parceria, nesta quinta-feira (14), para oferta de capacitação e atualização aos condutores socorristas e profissionais da PRF.

A Polícia Rodoviária oferecerá treinamento na área de Direção Defensiva para condutor de Veículo de Urgência (ambulância) e atualização em Legislação de Trânsito. Em contrapartida, os instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP do SAMU 192 RN) realizarão capacitação teórico-prática para profissionais da PRF simulando cenários de agravos que envolvem ferimentos por armas de fogo, arma branca, fraturas, convulsão, engasgo e parada cardiorespiratória. O enfermeiro José Cláudio Macedo, instrutor do NEP do SAMU 192 RN e Instrutor de Trânsito Portariado e Credenciado pelo DETRAN/RN, abordará Normas Administrativas do SAMU 192, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

“O treinamento é importante para as equipes de condutores socorristas que são profissionais que atuam em deslocamentos rápidos, obedecendo a velocidade da via trafegada, com uso de sirene e giroflex. Transportar vidas com risco iminente de morte é uma tarefa que exige técnica e habilidade e equilíbrio emocional. Somente com treinamentos frequentes e específicos é que nossa equipe alcançará um padrão mínimo de excelência necessário para tripular a ambulância”, explicou Bruno Lima, Coordenador do NEP do SAMU 192 RN.

O evento será realizado nos dias 4, 11, 18 e 25 de abril no auditório do SAMU 192 Natal. Cada turma será composta por aproximadamente 40 condutores. Ao final do treinamento, cerca de 160 profissionais terão realizado a atualização.

“A parceria é benéfica para as duas instituições, que melhor se preparam para atender aqueles que necessitam dos cuidados da segurança e da saúde. É uma parceria que veio para ficar”, comemora, Wilma Dantas, coordenadora Geral do SAMU 192 RN.

Na reunião, a PRF foi representada por Osvaldo Sérgio Delfino da Costa, Chefe do Núcleo de Capacitação PRF-RN e Instrutor e por Jailson Barsosa Gadelha, Instrutor e Motociclista-Batedor.

SESAP/ASSECOM

Compartilhar